Desassoreamento do Rio das Velhas
O assoreamento
O assoreamento é um dos principais problemas que afetam os rios que passam por cidades. O acúmulo de sedimentos, lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios faz com que ele passe a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.
As enchentes causam prejuízos materiais, ajudam na proliferação de doenças, além de destruir a mata ciliar que é responsável por proteger os rios e as lagoas que estão localizadas próximas às nascentes e auxiliam na diminuição do impacto dos processos erosivos.
Esse fenômeno está intimamente ligado à erosão, posto que está baseada na desagregação das rochas e do solo, os quais são empurrados para os rios e lagos, causando um grande depósito de sedimentos levando ao assoreamento, que afeta o curso natural de suas águas. Isso prejudica a reprodução de diversas espécies, levando muitas vezes à extinção. Além disso, a área fica afetada no sentido de impedir a navegação.
O que fazer?
A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios.
Para os rios que já sofrem com o fenômeno, processos de “desassoreamento” são capazes de aumentar a vazão dos rios, retirando do fundo das águas o acúmulo de sedimentos e levando o rio ao seu curso natural.
Destinação correta e reaproveitamento
O desassoreamento
Para ser feito de forma ecologicamente correta, o resíduo retirado deve ser tratado e ter uma destinação apropriada para que não volte ao rio.
Este processo consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de equipamentos, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio.
Lixo
O material que não for reaproveitado terá a destinação correta em aterros sanitários para não voltar para o rio.
Garrafas PET
Reciclar e reaproveitar através de oficinas educativas e projetos socioambientais.
Pneus
Destinar corretamente para reciclagem através de empresas que utilizam como matéria prima.
Areia
Parte do material recuperado será revertida gratuitamente para a população carente através
de obras assistenciais das prefeituras das cidades atingidas.
Cascalho
Parte do material recuperado será revertida gratuitamente para a população carente através de obras assistenciais das prefeituras das cidades atingidas.
Fábrica de blocos
Parte da fabricação dos blocos de concreto produzido com o material recuperado será revertida gratuitamente para a população carente através de obras assistenciais das prefeituras das cidades atingidas.