Preservação de Nascentes

As nascentes são importantes para a vida do rio

As nascentes

As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.

A importância das nascentes

A água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, já que todos os setores de atividade humana necessitam dela para desempenhar suas funções.

Como preservar

As nascentes são importantes para a vida do rio, para que a água flua normalmente é preciso que a área em volta da nascente seja protegida através do plantio de mata nativa. É importante também que exista uma sinalização para conscientizar a população sobre a importância das nascentes.

As estratégias de preservação das nascentes devem englobar pontos básicos como: controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, minimização de contaminação química e biológica, e evitar, ao máximo, as perdas de água através da transpiração das plantas.

Identificar e proteger

Identificar

Localizar as nascentes através de estudos e pesquisas de campo.

Cadastrar

Criar um banco de dados com as referências de cada nascente.

Recuperar

Fazer o processo de recuperação de cada nascente.

Manter

Cuidar para que a nascente seja eficiente e produtiva.

Água

Assegurar às futuras gerações a disponibilidade de água